Até hoje não entendo o que passa na cabeça dos responsáveis pelo “Comando de Greve”, principalmente quando se trata de órgãos públicos!
Meu raciocÃnio é bem simples:
1º- O Governo só toma uma decisão quando a população é a favor. Como é a população que vota, nada melhor do que agradar ela.
2º- Quando algum órgão público faz uma greve “paramos tudo até sermos atendidos”, ele acaba prejudicando a população.
3º- A população fica p… da vida
4º- O Governo não faz o menor esforço para atender os grevistas.
Fiquei inconformado com a greve do metrô. Indiferente das causas serem justas ou não, o que me deixou mais indignado é que eles confirmaram que aconteceria greve no dia anterior as 10 da noite!!!
O cara que vai dormir as 9 da noite porque tem que acordar as 5 da manhã nem ficou sabendo!!!!
Se eu fosse do comando de greve do metrô, tomaria as seguintes atitudes:
1- Contagem regressiva de 14 dias, com divulgação em massa mostrando o porquê da POSSÃVEL paralização;
2- Mostrar para todos os usuários tudo o que o governo está dando de proposta.
3- Divulgar balanços mostrando que tal reinvindicações não afetaria no preço da passagem
4- No dia após o vencimento da contagem regressiva, uma pequena paralização de 10 minutos em qualquer horário, sempre com divulgação das reinvindicações para os usuários
5- No dia seguinte, enquanto um turno trabalha, outro faz a mobilização. Ou melhor, convencer as esposas os familiares que tem tempo livre disponÃvel para fazer o protesto! Quem alcance maior na mÃdia que isso!? Iria sair no mundo todo!!!
6- Caso fosse inevitavel a paralização total, que aconteça em um final de semana!
Qual o segredo? Mostrar que a reinvindicação é justa! Se a população entender e estiver bem informada, o caos seria bem menor e as chances de dar certo seriam bem maiores!
Ps: eu me lembro quando o metrô entrou em greve e para amenizar o caos dos transportes, os bombeiros assumiram o controle dos trens!! Isso foi entre 88 e 90 (não me lembro).
Ps: A gravação do episódio 6 do Decodificando fou adiada por causa da greve, já que a Amanda não conseguiu fazer seus experimentos na quinta e teve que fazer no sábado 🙁
2 Responses to PI: Dicas para se fazer uma greve em uma repartição pública