(Reverso do Fokker 100 no Fight Simulator. Fonte: Aerovirtual)
A TAM emitiu uma nota hoje avisando que o reverso da turbina direita do avião estava desligado. Mas afirmou que a aeronave tem capacidade de pousar mesmo sem os 2 reversos, até mesmo na chuva!
Pelo jeito não em Congonhas!!! Quem conhece um pouco de corrida sabe que uma das vantagens que se tem usando redução de marchas ao invés de freios é que o “freio-motor” é mais eficiente, já que o freio normal perde totalmente sua função quando ocorre travamento da roda! (além da vantagem de reduzir o tempo da retomada).
A função do reverso é jogar o ar da turbina para frente, ajudando o freio das rodas! Sem o Reverso, o avião depende totalmente de seus Flaps e dos pneus! O Flaps aumenta o coeficiente aerodinâmico e ainda empurra o avião para o chão, melhorando o atrito dos pneus!
Mas como a pista de Congonhas estava um sabão, a falta de um sistema de freios que independe de atrito com o chão com certeza interferiu na hora de parar o avião.
Ps: Para quem duvida da força do reverso, lembre-se que foi o funcionamento dele na decolagem que causou a queda do Fokker 100 em 96!
Ps2: Veja no post “Como seria possÃvel evitar o acidente da TAM JJ 3054?” o tamanho minusculo que é a pista de Congonhas, comparado com a pista de Guarulhos