Hoje eu fiquei pensando no trânsito, enquanto ouvia a reportagem da CBN: Como seria esse pouso se tivesse acontecido em Guarulhos? Se ele tivesse que arremeter, o que teria acontecido?
Bom, em 1o lugar, a diferença de tamanho de pista chega a ser algo GRITANTE! (foto a 6km de altura*)
As pistas de Congonhas (esquerda) possuem 1.939/1.436m, enquanto as pistas de Guarulhos tem 3.700/3.000m. Em Guarulhos o espaço para frear é bem maior!
Outro fator é o espaço depois da cabeceira da pista! Para quem já foi nos 2 aeroportos, sabe que em Congonhas a pista acaba em um barranco seguido da av. dos Bandeirantes! Em Guarulhos, tem um bom espaço para “possiveis barberagens”.
Cabeceira Norte de Congonhas X Oeste de Guarulhos (3km de altitude*):
Do outro lado a mesma coisa:
Repare a distância da pista 2 de Guarulhos até chegar a alguma casa!!!
Não importa o motivo que levou o avião a bater no prédio. Só de olhar esses mapas temos 2 situações que evitaria o acidente:
1- A pista é muito maior. Maior espaço para frear, e se caso tiver que subir novamente, tem mais espaço para aceleração;
2- Mesmo se não conseguisse frear, ele não iria bater em nada! Só iria parar o avião no meio do mato!
Agora que vamos abrir uma licitação para a construção de um trem bala (tgv francês) que sairá da Luz e que vai até o RJ, por que não fazer com que ele passe em Guarulhos. Assim as pessoas poderiam sair de Guarulhos e já chegar no centro de São Paulo de trem!!!
E enfim desativar Congonhas!!!!!
O Levy Fidelix iria adorar!
[youtube]Jj4JzE6tjcg[/youtube]
* Calculado utilizando a altitude fornecida pela Wikipédia:
Pingback: Comparação entre Congonhas e Guarulhos