Sentença para marceneiro ler

Siemens A52

[retirado do www.hurtowniagsm.pl]

Certa vez eu estava dando aula para uma classe de jovens e adultos (módulo 3, equivalente a 5a série do ginasial), e estava falando sobre desperdício de água. Ai para fazer eles verem que desperdiçamos muito, mandei eles fazer um cálculo rápido. Se uma torneira perde aberta 20ml por segundo, quantos litros desperdiçamos 1 minuto?

Na frente uma senhora de quase 80 anos que estava com dificuldades de resolver o exercício. Falei para tentar com calma, ver se a conta não estava errada, pensar na situação e tal, mas nada de ela conseguir.

Depois de uns 5 minutos tentando já com a classe esperando, perguntei baixinho:

“Mas aonde a senhora não conseguiu responder?”

“É que eu não sei quantos segundos tem 1 minuto”

Foi ai que eu ví que preciso explicar as coisas de uma maneira que qualquer um consiga entender, partindo do básico para o mais complexo! Muitas vezes acreditamos que a pessoa sabe o básico e acabamos caindo do cavalo.

E isso é um exercício bem difícil. No começo do ano a minha mãe estava começando a mexer em um computador. Ai ela me perguntou por email (um super avanço) como é que se colocava “exclamacao” no final da frase. Eu respondi por email “simples: aperte o shift e o 1“.

5 minutos depois ela me responde o email: “mas onde fica essa tecla Shift” (sem interrogação, obviamente).

Jonny Burro!!! os teclados não vem escrito “Shift” e sim uma setinha para cima! Ai escrevi direirinho: “é a setinha para cima que fica do lado esquerdo do “Z” ou do lado direito do “?”.

Pois é! Escrevi tudo isso porque hoje eu vi no Blog da Dani um post sobre um juiz que escreveu uma sentença para “marceneiro” ler! Aqui vai um trecho só para aumentar a curiosidade de todos!

“Está certo Seu Gregório: O Juizado Especial Cível serve exatamente para resolver problemas como o seu. (…) Além de tudo, não fizeram prova de que o telefone funciona ou de que Seu Gregório tivesse usado o aparelho como ferramenta de sua marcenaria. Se é feito para falar, tem que falar! Pois é Seu Gregório, o senhor tem razão e a Justiça vai mandar, como de fato está mandando, a Loja Insinuante lhe devolver o dinheiro com juros legais e correção monetária, pois não cumpriu com sua obrigação de bom vendedor. (…) Também, Seu Gregório, para que o Senhor não se desanime com as facilidades dos tempos modernos, continue falando com seus clientes e porque sofreu tantos dissabores com seu celular, a Justiça vai mandar, como de fato está mandando, que a fábrica Siemens lhe entregue, no prazo de 10 dias, outro aparelho igualzinho ao seu. (…)”

Esta entrada foi publicada em Bla bla bla. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *