Hoje a LÃgia me mandou uma notÃcia que saiu no Diário do Grande ABC falando que nas cidades de São Caetano do Sul e Diadema estão instalando radares que pegam a placa dianteira do carro.
Os problemas legais já está sendo tratado na reportagem, mas eles esqueceram de uma coisa básica: Isso pode causar acidentes!
Para a câmera conseguir fotografar de noite, ela precisa de Flash. Quem já foi fotografado de noite em uma festa sabe como isso é extremamente ruim, porque nossas pupilas estão abertas no máximo para receber luz (por isso os olhos vermelhos nas fotos a noite).
Como o carro passa numa velocidade muito alta, o obturador da câmera tem que ser muito rápido. E para ele conseguir capturar alguma imagem, a luz refletida tem que ser muito forte. Ou seja: Flashs fortes!
Agora imagine você dirigindo a 60km por hora e recebe um flash desse na cara! Eu demoro uns 3 segundos para ter a visão normal novamente! Isso daria uns 17 metros andando as cegas!
Como os radares hoje em dia fotografam a parte traseira, você não recebe essa luz diretamente nos olhos, então não tem problema.
O que esse pessoal não faz para arrecadar $$$$$.
Ps: tudo isso sobre o flash são suposições. Mas não pretendo fazer o teste na rua com o meu carro!