(retirado DAQUI)
Pode ser votado hoje o Projeto de Lei 7233/06 da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que obriga as pessoas a sinalizar com o braço quando tiverem a intenção de atravessar em faixas de pedestre nos locais onde não haja semáforo ou agente de trânsito.Como será que vai ser? Vamos ter que fazer um polichinelo? Fazer sinal que nem para taxi e ônibus? Ai sim que os taxistas loucos vão atropelar a gente só para pegar todos aqueles clientes!
Na verdade a idéia é interessante, mas como aplicá-la? Vão multar quem não sinalizar? Vão instalar câmeras? Vamos ter que andar com o RG como crachá, que nem os entregadores de panfletos na cidade?
Isso é uma questão de educação da população (pedestre e motoristas), mas não sei se precisa ser uma lei! É como se votassem a obrigatoriedade de olhar para os 2 lados para atravessar a rua.
Bom, mesmo assim, essa é uma experiência que tem dado certo em alguns lugares, como pode se ver neste post .
Tudo isso me faz lembrar uma frase que a Mary soltou ontem no meu carro: “Depois que eu virei motorista me transformei numa pedestre muito mais esperta!”. Uma pessoa tinha acabado de atravessar a rua na minha frente bem depois da curva)
Fonte: Link enviado pela Dani Toste, do Sapere Aude (Blog sobre direito)
Comissão analisa regra para pedestre atravessar na faixa