Imagine que você vai abrir uma empresa, e que de cara você vai ter que comprar 3 computadores. Além do $$ dos computadores, se você quiser começar corretamente a sua empresa, vai ter que desembolsar algum dinheiro com 2 softwares: Windows e Office.Vamos fazer uma busca no submarino:
Obviamente você fica indignado com o $$ que terá que gastar, e sempre acabará ouvindo “por que você não tenta Linux??”
Bom, não pretendo falar sobre software livre, já que tem um excelente artigo nesse próprio servidor escrito pelo Daniduc. Pretendo falar como ver se você tem perfil para mudar para Linux.
Não é fácil a adaptação, principalmente para quem utilizou Windows + Office durante esses anos todos. Não porque o Linux é difÃcil, mas por outros 2 motivos: você está acostumado a usar Windows e porque a maioria das pessoas tem aversão a novidades.
Quem aqui em algum momento não tentou fazer aqueles cursos de datilografia? Provavelmente quem começou acabou no máximo na 8a aula, e hoje sabe digitar ASDFG de olhos fechados, mas desistiu do curso porque achou que do jeito que você digitava estava bom.
Para ver se você tem perfil para trocar seu windows para Linux, por que você não faz um pequeno teste? Primeiro, instale o Firefox e deixe de usar o internet explorer para navegar na internet.
Se você superar as diferenças BÃSICAS de navegação e não reclamar, tente algo “mais avançado”, Deixe de utilizar o Outlook e use o Thunderbird.
“Humpf, o thunderbird não tem agenda de compromissos e nem sincroniza com o meu PDA… “
AEEEEEE!!! o 1o problema… Programas que são bem diferentes entre si. Se você conseguir solucionar esse pequeno probleminha e ficar feliz que conseguiu, já pode partir para o 3o passo: Instale o Br Office e tente utilizar por 1 semana!
Se você conseguir “sobreviver” a essa experiência sem reclamar muito, você pode tentar mudar para o Linux, pelo simples fato que você vai passar grande parte do tempo utilizando esses 3 programas, indiferente do sistema operacional. Se você conseguir utilizar eles no windows, o Linux será moleza, porque além de você se virar bem com esses 3 programas, você se convencerá que não tem problema de sair da comodidade e arriscar programas novos!
(printscreen da barra do Word e do Br Writer. Aparentemente iguais, porém psicologicamente bem diferentes)
Infelizmente aqui na empresa ninguém passou do passo 3.
1 Responses to Migrando para o mundo do Software Livre